terça-feira, 2 de junho de 2009

CRISE financeira afeta São João de Aracaju

A contenção de gastos da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e Governo do Estado, por conta da crise financeira, refletiu nos festejos juninos da capital sergipana. Na Orla de Atalaia, a festa realizada pelo Estado vai durar um mês, mas como atrações o público vai prestigiar somente a apresentação de quadrilhas e trios pé de serra. Já o tradicional Forró Caju deve durar menos tempo neste ano. A previsão é que a programação oficial da festa seja divulgada esta semana, segundo a assessoria de comunicação da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).

"A gente teme que os festejos juninos da capital percam a força por conta dessa crise financeira. Mas, se há crise, tem que ser para todos. Não justifica o prefeito anunciar um reajuste de 1% para os servidores e gastar muito dinheiro em festas. Por outro lado fico triste com a situação porque gosto muito do Forró Caju e até agora ninguém sabe nem quando a festa vai começar. Ano passado, nesse período, a gente já estava no clima da festa. Para você ter uma ideia, as bandeirinhas começaram a ser colocadas na semana passada. E os ambulantes ainda nem começaram a ser cadastrados", reclamou a professora aposentada, Maria de C. Araújo.

Já a estudante de direito, Flávia Alessandra Batista acredita que o Forró Caju não deve perder forças. "A festa vai acontecer e vai continuar linda e forte, como sempre. Assim espero. Acredito que Edvaldo Nogueira não vai decepcionar a população sergipana. A crise pode ter afetado os festejos, mas não vai acabar com a festa. Tenho parentes de outros Estados que sempre passam o São João aqui e já confirmaram a presença para este ano", declarou.

Ano passado os festejos do Forró Caju ocorreram durante 16 dias (do dia 14 ao dia 29 de junho) e contou com atrações nacionais e locais. O perfil das atrações desse evento deve ser mantido, de acordo com o que foi anunciado pelo governo durante a coletiva de apresentação da programação A assessora de comunicação da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emsurb), Mayusane Matsunae, informou que o cadastro dos ambulantes da área do Forró Caju será realizado assim que o prefeito, Edvaldo Nogueira, anunciar a programação da festa. "Por enquanto só posso adiantar que a taxa cobrada pela Emsurb deve ser a mesma do ano passado, que variou de R$ 45 à R$ 800", disse.

Fórum do Forró
O Fórum do Forró, que neste ano entra na sua 8ª edição, é outro evento de responsabilidade da PMA, realizado sob a coordenação da Funcaju, que teve seus dias reduzidos de três para um. Neste ano, o evento acontece no próximo dia 15, no Teatro Tobias Barreto. As palestras foram cortadas. Nesse dia os convidados devem participar de uma mesa redonda e o artista homenageado, que neste ano foi Jorge de Altinho, fará uma apresentação.

O objetivo do evento é difundir o autêntico forró. "Vamos manter o Fórum do Forró. Mas, neste ano, o evento será realizado em apenas um dia", confirmou o coordenador de cultura, Caio Berbert. Jorge de Altinho será o homenageado não só por manter o tradicional forró pé de serra, como também pela riqueza de seu repertório. "Ele tem 37 álbuns, entre CDs e LPs. Já homenageamos Clemilda e outros forrozeiros, como Dominguinhos", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário