domingo, 6 de setembro de 2009

Mastruz tocou para 11 pessoas

O Povo online

Evilázio Bezerra/O Povo
Evilázio Bezerra/O Povo
Música é um comércio, diz Emanuel

O pioneiro do forró, o empresário Emanuel Gurgel, concedeu uma rara entrevista ao Jornal O Povo, do Ceará. Ele fala de como construiu o império chamado SomZoom; dos tempos de sucesso e a decadência. Confira entrevista na íntegra.

A reportagem foi recebida na fazenda onde mora, a Ingá, em São Gonçalo do Amarante. Chegamos na companhia da filha Rebeca, 21, que a todo instante se derretia de afetos ao pai. Foi em seu escritório, improvisado em uma ventilada varanda com vistas para açudes e sertão, que entre um cigarro e outro o empresário Emanuel Gurgel recordou o tempo em que revolucionou a forma de fazer forró no País. (Dalviane Pires)

O POVO - Como o senhor percebeu que forró poderia dar dinheiro? Emanuel Gurgel - Existem dois tipos de economia: a intuitiva e a científica. A intuitiva diz que você tem uma ideia e acredita nela. Tenho uma filosofia que é um negócio chamado sacada. Você tem que ter a sacada na frente. Eu gostava de ir pra festa dançar. Na época tinha uma banda chamada Black Banda. Toda vida, quando faltava meia hora para o intervalo, a banda começava a tocar forró. O salão ficava lotado. E eu só gostava de dançar forró. Então eu ficava preso numa festa durante umas cinco horas, para dançar poucas músicas. Fiz amizade com o pessoal da banda, fiquei sócio deles. Banquei o disco. Pra você ter uma ideia, quem tocava sanfona há 20 anos atrás era o pedinte, o cego que ia nas feiras. Hoje você não vê mais pedinte tocando sanfona. Todos hoje estão tocando nas bandas de forró.

O POVO - Conseguiu que a banda passasse a tocar só forró? Gurgel - Foi feita uma reunião com eles e a segunda filosofia que coloquei é que como eles eram de uma banda estourada, não podiam vender as datas. Que as datas tinham que ser bancadas. Festas bancadas é quando você é sócio e a cada festa eu era sócio.

O POVO - Não fechava um cachê... Gurgel - Isso. Mastruz com Leite, por exemplo, eu não vendia por preço nenhum. E hoje, 20 anos depois, as bandas copiam a ideia. Antes artista nenhum no mundo fazia isso. Por que? Porque o artista é artista, não é comerciante. E eu como não sou artista...

O POVO - Mas como foi o momento da "sacada", como o senhor diz? Gurgel - Aí volto à economia científica e intuitiva. Uma depende muito da outra, mas a intuição é muito mais forte. Uma grande ideia revoluciona tudo.

O POVO - Verdade. Mas vamos voltar para a Black Banda... Gurgel - Sim...a Black Banda simplesmente não quis tocar só forró. Eu dizia "rapaz nós temos que sair do Ceará. Vai ter uma hora que vocês vão cansar e quando cansarem não vão ter mercado além das fronteiras". E eles não acreditavam.

O POVO - Foi aí que surgiu a sacada de montar a própria banda? Gurgel - Como eu notei que o salão ficava lotado, pensei: rapaz, se botar uma banda tocando só forró, o salão vai ficar o tempo todo lotado. Era a lógica. O que as pessoas mais reclamavam? Do intervalo musical. Uma hora da manhã parava e ficava até uma e meia, os músicos ficavam cozinhando... Daí montei uma banda chamada Aquarius, mas como peguei músicos da mesma filosofia da Black Banda, não deu certo.

O POVO - E o que o senhor fez? Gurgel - Resolvi montar uma banda que não tivesse vergonha. Ah, outra marca do Emanuel Gurgel foi dizer no meio da música a vinheta "É o forró Mastruz com Leite".

O POVO - E isso pegou também nas outras bandas... Gurgel - Todas as bandas hoje fazem, anunciam. Só uma pessoa no mundo sacou isso. O Mansueto Barbosa, já falecido, um dia me chamou na sala dele e disse: "vou cobrar pra cobrar sua música! Você colocou uma vinheta na sua música. Está vendendo um comercial". Música é um produto em uma prateleira de consumo. E ou dá certo ou não dá certo.

O POVO - E deu... Gurgel - Na época o sonho de todo artista era gravar pela Continental. Nós conseguimos o contato. Antes, gravamos o primeiro CD em um estúdio do meu amigo Marcílio, um dos homens mais sérios que eu conheço no mundo da música, que não costuma ter muita gente séria. O índice de safadeza na música é parecido com o Senado, com as devidas proporções. Fomos gravar e não tinha repertório. Conseguimos só duas músicas inéditas. Quando veio a fita cassete para eu tirar a prova, o Marcílio tinha tirado todas as assinaturas "É o forró Mastruz com Leite". Liguei para o Marcílio e disse "você gravou o maior sucesso da vida do seu estúdio". Ele começou a rir e eu continuei: "dez horas da noite vai tá todo mundo aí para colocar tudo que você apagou". Terminamos quase cinco horas da manhã achando o ponto certo.

O POVO - E a Continental aprovou? Gurgel - E prometeu que o Mastruz e ia tocar na Globo, no Rio...Começaram a vender, vender e como eu era marinheiro de primeira viagem acreditei que o mundo da música era igual ao mundo que eu conhecia, de comerciante sério. Mas era só promessa. Queriam só vender o disco do Mastruz e bye, bye Brasil.

O POVO - E foi aí que surgiu a ideia de criar a SomZoom? Gurgel - Na época ninguém no Ceará tinha som de qualidade. Todos os sons eram ridículos. Chamei o Trigueiro Neto, do Rio Grande do Norte e disse: "Trigueiro vamos montar um estúdio. Quanto custa?". Ele disse que era 150 mil dólares. Tudo era dolarizado.Disseram que nunca na vida eu ia ver o retorno desse dinheiro.

O POVO - Mais uma vez a intuição? Gurgel - A intuição. Quando montei o estúdio, nunca aceitei que o cara gravasse e pagasse as horas. O cara que gravava, eu tinha que ser sócio da gravação dele. Por isso surgiu um monte de banda.s. Eu dava estúdio, a gravação e a ideia. Não existe ninguém do planeta terra pra ter levado cacetada maior da pirataria do que eu. De 520 funcionários a SomZoom tem hoje uns 150.

O POVO - Com o estúdio o Mastruz com Leite estourou mais ainda... Gurgel - A primeira gravação do estúdio foi logo uma cacetada: "Meu vaqueiro, meu peão". Daí resolvi gravar os próprios CDs, montar uma gravadora, a SomZoom.

O POVO - Resolveu também a questão dos intervalos na festa? Gurgel - Começamos a tocar cinco horas seguidas. Coloquei dois bateristas, dois sanfoneiros...Como eram muitos shows, acabei ficando preso na minha própria armação. Depois tirei o show pra duas horas e criei uma outra banda. Aí Matruz tocava duas horas e outra banda entrava e Mastruz ia pra outro canto. Quatro, cinco bandas em festa foi ideia minha. A SomZom chegou a ter 11 bandas e 160 músicos. Daí eu comecei a sair do Estado com o Mastruz. No começo essas bandas cobriam o prejuízo do Mastruz fora. Mastruz fez show para 11 pessoas em Recife.

O POVO - Não eram conhecidos? Gurgel - Não. Ia, levava o disco e fazia promoção com rádios em uma figura conhecida chamada "jabá". Conhece "jabá"?


O POVO - Conheço, mas não gosto... Gurgel - Pois eu gosto. Dentro do feijão. Fora isso, sofri muito com ele. Quando deixava em Recife começa a tocar e quando eu dava as costas não tocavam mais. Então a ideia era fazer um negócio que ninguém metesse a mão. Uma rede de rádio. Voltando ao objetivo de que música é um comércio, mandava sinal pras rádios no interior e pagava um tanto para a energia. Ora, o cara não ia gastar funcionário naquele horário, ia ter boa programação e ainda ia ter o dinheiro para pagar a energia...E é por isso que a SomZoom Sat ainda dá tanto certo.

O POVO - Então com a rádio o forró foi pra outros estados? Gurgel - Empurramos goela adentro.

O POVO - Como nasce um sucesso? Gurgel - É quando a música vem do povo pra rádio. Você começa a escutar, depois chega na casa de show, depois na rádio, aí não tem no mundo quem segure esse sucesso.

O POVO - Mas como chega na nossa casa sem passar pela rádio? Gurgel - Uma pessoa faz uma banda, coloca músicas boas, aí faz um CD e entrega pra você, depois uma amiga escuta e tira uma cópia e aí vai. Leva um tempo? Leva. Quando o sucesso é no rádio você vai no atacado. Aqui você vai no varejo e picotado, mas é mais consistente. Hoje a distribuição é no CD, antes era da fita cassete.

O POVO - E como que se identifica uma banda que vai fazer sucesso? Gurgel - Aí só Jesus Cristo. O que acontece é que muita gente monta uma banda, mas esquece que está montando um negócio. 90% dessas bandas que nascem e morrem no outro dia funcionam assim. Acham que o Emanuel Gurgel ganhou muito dinheiro, ficou rico e não sabem que eu já vivia muito bem antes de ter bandas de forró.

O POVO - Mas explique melhor... Gurgel - Só existe um jeito de você assumir uma banda de forró para fazer sucesso: é você ter dinheiro para bancar.

O POVO - E o senhor ainda é muito procurado para bancar bandas? Gurgel - Muito. Até para dar entrevistas. (risos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário